Breaking

quinta-feira, 23 de março de 2023

Fall Out Boy fala sobre seu retorno as raizes em “So Much (For) Stardust”




 Depois de cinco anos longe, o Fall Out Boy está voltando às suas raízes com 'So Much (For) Stardust': um álbum que abraça suas origens com as cabeças mais velhas e sábias de profissionais experientes.


Fale com Patrick Stump e Pete Wentz sobre o novo álbum do Fall Out Boy, 'So Much (For) Stardust', e você receberá relatórios conflitantes sobre se o álbum, por um período, existiria. Vem mais de cinco anos depois de 'MANI A', seu sétimo álbum experimental, tornando esta a pausa mais longa da história do grupo. O frontman Patrick, que começou a compor não muito depois de 'MANI A', insiste que a pausa não foi intencional; “Eu queria fazer uma pequena pausa, mas para nós, geralmente são meses. Não foi grande coisa,” ele começa. Para o baixista e principal letrista Pete, no entanto, a pandemia complicou as coisas. “Eu não tinha certeza se queria continuar fazendo isso”, ele responde. “Eu me tornei um bebê pandêmico, estava tão nervoso em sair de casa. Quando você está com sua família, você se torna um lobo. Se eu ia deixar minha família e minha casa, tinha que ser por um motivo importante.”


“Posso garantir essa anedota. Pete me enviou tantas mensagens como, 'Eu não sei se quero fazer um álbum',” diz Patrick. Mas logo ele deu a Wentz um motivo muito importante: ele começou a escrever um álbum que poderia tirar seu colega de banda daquele buraco profundo. “Eu não acreditei nele, porque quando ele e eu ficamos entusiasmados com alguma coisa, isso vai acontecer”, continua Patrick sobre aquele período de perigo. “Comecei a ficar empolgado e sabia que ele ia ficar empolgado. Se você construir, eles virão."


Embora Wentz tenha demorado mais para aparecer, ele diz que o album se beneficiou dessa pausa. Para 'So Much (For) Stardust', Fall Out Boy queria trazê-lo de volta ao básico - ou o mais próximo do básico que uma banda que gosta tanto de uma orquestra pode chegar. Eles retornaram ao selo do pop-punk Fueled By Ramen e voltaram a entrar em contato com Neal Avron - o produtor com quem trabalharam pela última vez em 'Folie à Deux' de 2008.


“Demorou muito tempo para prender Neal porque ele não [produz] muito agora. Ele é um mixador vencedor de vários GRAMMYs”, diz Patrick. Mas, com mais 15 anos de evolução musical e educação atrás deles, Stump estava ansioso para mostrar a Avron do que a banda poderia ser capaz. “Eu não sabia nada sobre arranjos de trompas quando tinha 23 anos. Agora sei um pouco sobre isso e consegui trazer isso para o disco e para Neal”, continua ele. “Eu não queria forçar nenhuma agenda musical específica em termos de como [o álbum] deveria soar; Eu queria ver como as cartas caíam. Eu sabia que éramos um grupo de pessoas tão diferentes neste momento.


Com relação à mudança que aconteceu quando o produtor estava a bordo, Stump faz referência ao diretor de cinema Sidney Lumet, que disse uma vez que você precisa que todos em uma produção sintam que estão fazendo “o mesmo filme”. Com Neal Avron, todos os membros do Fall Out Boy estavam fazendo o mesmo álbum. “'MANI A' foi um grande experimento e adorei fazê-lo, mas não tinha um produtor central”, diz Patrick. Com um no lugar, eles encontraram uma coesão que faltava. “Podíamos jogar qualquer coisa para ele e ele ainda estava no centro, puxando essas ideias para onde tudo fazia sentido.” Wentz acrescenta que voltar para Avron foi como uma volta ao lar. “É como voltar para o quarto da sua infância, mas você sabe que pode descer e tomar uma cerveja na frente dos seus pais”, ele ri.


O disco saiu mais rápido do que qualquer um esperava. Voando para LA, em teoria apenas para fazer algumas demos iniciais e testar as águas, a banda imediatamente encontrou as coisas se encaixando. “Aquela semana e meia foi incrivelmente produtiva. Algumas das músicas que acabaram no disco foram quase concluídas naquela única sessão”, diz Stump. “Era para sermos nós apenas testando, mas saímos com quase metade do disco concluído em uma semana. Esse foi um grande ponto de virada.” O resto, entretanto, foi gravado no segundo semestre do ano passado, vindo do Hella Mega: sua turnê monstruosa com Green Day e Weezer. “Se você está tocando em estádios de beisebol entre essas duas bandas icônicas, é melhor lançar um bom álbum”, diz Wentz. “Essa experiência aguça a arte.”


“Em um mundo de inautenticidade, a autenticidade atravessa.—Pete Wentz


'So Much (For) Stardust' é um verdadeiro retorno para o Fall Out Boy. Nela, eles evitam a simplicidade pop de 'Save Rock and Roll' de 2013 e o caótico experimentalismo de 'MANIA' em favor de algo que atinge pedras de toque mais antigas sem ser vítima da nostalgia. É um grande disco, cheio de orquestras, guitarras de rock, arranjos de trompas e a vasta gama de referências musicais que se espera de um grupo de caras com gostos tão diversos. As faixas são tocadas por influências que vão do pop dos anos 70 a Danny Elfman, Fiona Apple e trilhas sonoras de filmes dos anos 80, com referências de filmes suficientes para fazer todo o álbum parecer apenas uma coisa: um álbum do Fall Out Boy. A mudança mais notável, e pela qual os fãs mais velhos ficarão gratos, é o retorno daquelas letras prolixas que tornaram a banda simultaneamente objeto de tanta zombaria e adoração.


Memes sobre a voz de Stump, ou sua dificuldade em comprimir as letras de Wentz em uma forma cantável, são abundantes. Mishearings de músicas do Fall Out Boy - particularmente no segundo LP 'From Under the Cork Tree' - espalham-se pela internet. Chegou a um ponto em que realmente afetou o vocalista. “Fall Out Boy sendo difícil de entender se tornou um meme e feriu meus sentimentos, eu realmente internalizei isso”, diz ele. “Pensei: 'Ah, sou um péssimo cantor e ninguém consegue entender o que estou dizendo'.”


Stump, que primeiro fez o teste para o Fall Out Boy como baterista, diz que a ininteligibilidade é em parte porque ele não era originalmente um cantor profissional. Apesar de ter uma das vozes mais nítidas e impressionantes da música alternativa de 'Take This to Your Grave' de 2003 em diante, ele diz que não sabia cantar. “Eu era baterista e ocasionalmente multi-instrumentista”, explica ele. “Pete e Andy [Hurley, bateria] estavam em bandas reais que realmente faziam turnês, o que era lendário para mim, então eu não estava levando a banda muito a sério. Eu estava tipo, 'Eles vão sair em turnê. Isso é muito divertido para mim, mas para eles é um trabalho paralelo'. Eu não sabia o que estava fazendo e estava tentando não me envolver demais emocionalmente. Eu pensei que não havia como isso durar.


No entanto, depois de assinar com a Island para o lançamento de 2005 'From Under the Cork Tree', ficou claro que Fall Out Boy era mais do que um show paralelo para quatro garotos hardcore de Chicago. Com Wentz escrevendo todas as letras daquele álbum, ele e Stump começaram a discutir sobre o que era humanamente possível cantar. “Há muitas partes onde você pode ouvir o empurrão e o puxão. Há algumas letras em que Pete disse, 'Não, tem que ser esta palavra'. Eu fico tipo, 'Não há uma maneira física de cantar essa palavra em tantas sílabas em tantas batidas'. Você também está tentando dobrá-lo para que rime, mesmo que não. Essas vogais ficam muito moles”, diz ele. É claro que é mais audível (e memorável) em 'Sugar We're Goin' Down', mas há um charme em seu estilo que tocou uma geração de adolescentes - um charme que Stump ouve agora.


São os memes, em parte, que exigiram a simplicidade lírica dos discos pós-hiato do Fall Out Boy, de 'Save Rock and Roll' até agora. “Comecei a buscar refrões mais simplificados que fossem mais fáceis de cantar e discernir”, explica Patrick. “[Com este novo álbum], nosso empresário me sentou e disse para não fazer isso.” De fato, fica claro no primeiro single de 'So Much (For) Stardust', 'Love From The Other Side', que a banda está evitando os refrões simples dos últimos anos em favor da destreza verbal de antigamente. Wentz faz referência aos Vingadores: “Foi como quando o Capitão América diz, 'Hulk, esmague!' Deixe Patrick fora da jaula! Patrick, você está livre! Seja Fall Out Boy!”


Embora a dupla ainda vá e volte sobre o que é possível cantar, eles encontraram um meio-termo. “Pete é muito precioso, é como A princesa e a ervilha”, diz Patrick. “Ele vai me enviar essas folhas de letras e eu vou mudar três palavras para caber. Ele vai ouvir e dizer, 'eu tenho que mudar essas palavras, eu estraguei tudo'. Você não se lembra que não fez isso, mas sabe que não é certo.”




“Eu quero ser um compositor ou cantor melhor, e isso é algo que você pode fazer para sempre. Você não vai ser a coisa legal, jovem e sexy para sempre.—Patrick Stump


Há 20 anos trabalhando juntos, Stump e Wentz são sinceros sobre o quanto costumavam discutir. Mas parece quase engraçado para eles agora, como se estivessem olhando para trás em duas crianças impetuosas. “Há algo a ser dito sobre como, nos registros anteriores, lutamos. Eu posso ouvir essa luta, e o empurrão e puxão nas músicas - e isso faz uma grande arte, mas 20 anos depois não faz uma grande arte. Vocês são apenas dois idiotas”, diz Wentz.


Com a idade, veio a compreensão e uma maneira de trabalhar juntos. O Fall Out Boy ainda é o quarteto principal que sempre foi, e é claro que eles encontraram um segredo para a longevidade que muitas bandas não encontraram. “Ter essa confiança ali permite que você faça arte de um jeito diferente. Dizer 'Foda-se, foda-se' - não é sustentável. Acaba ficando amargo”, diz Pete. “Então, eu aprecio que haja essa confiança lá agora.” Patrick acrescenta: “Fico surpreso quando converso com outras bandas. Todo mundo tem reclamações, mas o tom é muito diferente quando você nos ouve reclamar um do outro agora, porque ainda somos bons amigos e gostamos da companhia um do outro. Às vezes você sai para jantar com outra banda e fica tipo, 'Meu cara faz isso', e eles ficam tipo, 'Você não o odeia?' Como não, na verdade.


Eles atribuem pelo menos parte disso ao envelhecimento e à paternidade. Com menos tempo para fazer qualquer coisa, eles precisam estar “focados no laser” ao ensaiar ou gravar. “O tempo longe é tão importante e muito menor. De certa forma, sinto que simplificou a arte”, diz Wentz. Mas em parte, pelo menos, seu parentesco contínuo se deve à falta de ego que derruba tantos outros bandos. Stump atribui isso ao passado deles na cena hardcore. “Havia momentos em que, se alguém tivesse o papel, eles simplesmente o interpretavam. Não importava qual era a chamada escalação. Nós temos a formação no álbum, mas há momentos em que mudamos isso porque, tipo, 'Você toca mais rápido, você apenas faz'. Acho que isso dá um tom para toda essa coisa de ego. Isso foi algo, Pete, que você realmente me ensinou”, diz Stump a seu colega de banda. “Se você pode tocar mais rápido ou se tem o groove, apenas toque. Estamos todos trabalhando em direção à visão.” Mesmo em '…Stardust', eles mudaram quem toca quais partes de guitarra. “Se vamos brigar por causa desse acorde ou dessa letra, nunca vamos conseguir fazer nada”, o vocalista dá de ombros.


Wentz corta para fazer uma referência esportiva de nicho característico. “No final dos anos 80, o time de hóquei Redwings importou esses jogadores russos, e eles foram imbatíveis por dois anos porque jogam um estilo diferente de hóquei chamado 'A serviço do disco'. Seu trabalho é ajudar a levar o disco até o gol. Tentamos sempre operar assim com o Fall Out Boy, mas este álbum é o verdadeiro sentido espiritual disso”, diz ele. “Se você só quer atenção, às vezes vai ter e às vezes não vai ter. É inevitável que em algum momento você perca”, acrescenta Stump. “Não sou uma pessoa competitiva, nunca fui. Não me importo o suficiente com a vitória ou com a ideia de derrotar outra pessoa. Mas sempre fui competitivo comigo mesmo. Eu quero ser um escritor ou cantor melhor do que fui ontem, e isso é algo que você pode fazer para sempre. Mas você não vai ser a coisa legal, jovem e sexy para sempre. Há definitivamente um limite de tempo para isso.”



“O empurrão e o puxão nas primeiras canções criam uma grande arte, mas 20 anos depois não são uma grande arte. Vocês são apenas dois idiotas.—Pete Wentz


Apesar de 'So Much (For) Stardust' trazer o Fall Out Boy para casa e de volta ao básico de muitas maneiras, o oitavo álbum da banda ainda está cheio de hinos que parecem preparados para o público cantar de volta para eles. No entanto, eles têm uma textura diferente das faixas de estádio em 'Save Rock and Roll' ou 'American Beauty/American Psycho' de 2015 - em grande parte devido à natureza mais pessoal das letras do álbum, que exploram neuroses, desgosto e pandemia. ansiedade.


“Liricamente, faz mais sentido ir mais fundo agora. Você vai mais fundo com as pessoas, e essas pessoas se importam mais, e isso torna tudo muito mais hino porque elas acreditam no que estão cantando”, diz Pete. Um hino não precisa ser geral; se você tem uma sala de 10.000 pessoas cantando algo com o qual cada um se identifica pessoalmente, vai parecer muito maior. “Se fosse algo que você pudesse inventar, você faria a música que fosse mais palatável para a maioria das pessoas”, ele concorda. “Mas quando você entra nesse ciclo, começa a raspar as arestas e a identidade dele.”


Com o álbum ainda não lançado no mundo quando falamos, nenhum dos músicos sabe qual será a resposta a ele. Eles comparam a espera pela reação a muitas coisas – vinho que estragou na garrafa; um gato morto em uma caixa de presente – que uma pessoa pode não gostar de abrir. Mas, se a resposta a 'Love From The Other Side' for alguma referência, eles não têm muito com o que se preocupar. “Fiquei totalmente surpreso”, diz Patrick. “Eu estava tipo, 'Essa música é muito estranha, a letra é muito grande, eu tenho uma orquestra'. Achei que seria uma música divertida para nós, mas não sei se o público vai gostar. Mas a resposta foi impressionante e acho que isso mostra que a honestidade é melhor.” Wentz concorda: “Em um mundo de inautenticidade, a autenticidade atravessa.”





A preparação para o anúncio de 'So Much (For) Stardust' e o lançamento de 'Love From The Other Side' incluiu a banda enviando cartões postais de 'pink seashell beach'. É uma referência ao filme Gen-X Reality Bites, uma referência bastante niilista para uma imagem tão fofa. O álbum em si apresenta o discurso de Ethan Hawke no filme, onde ele percebe que a vida é essencialmente sem sentido - algo com o qual Wentz tem lutado. “Todo outono, recebo uma matrícula estranha, como se meus pais fossem mais velhos, eu sou mais velho, meu filho de 14 anos vai se mudar em breve. Pensando sobre a velocidade do tempo, pensei muito sobre esse clipe específico porque há o perigo de dizer, 'Qual é a porra do objetivo de tudo isso?' Esse é um pensamento assustador. É fácil pensar: 'Estamos caminhando lentamente para o fim'”, diz ele. Mas esse disco é uma forma de trabalhar esse niilismo e agitar as coisas. “Você tem que fazer algo para sair disso. Você tem que fazer algo que é um pouco louco. Você tem que cantar na banda em vez de tocar bateria. Tivemos que trabalhar com Neal novamente.


E assim, o maior segredo para mantê-los unidos depois de tanto tempo, ao que parece, é tão simples quanto se dar bem; como sendo apenas uma banda. “Eu precisava escrever com Patrick novamente”, Wentz considera lutar contra o medo e voltar ao ringue. “Eu me senti um pouco em estado de choque e queria estar na minha casa, mas quando vamos fazer shows desde então, saímos e comemos juntos e saímos. Você tem que fazer essas coisas em vez de sentar em um quarto de hotel e ponderar sobre sua morte inevitável.” Stump interrompe, rindo: “Isso não parece divertido? Esse não é o seu plano de fim de semana? Esse empurra e puxa, encontrando um meio-termo entre o niilismo e o otimismo, é o espírito de 'So Much (For) Stardust' e do Fall Out Boy como um todo. Por muito tempo pode continuar.


'So Much (For) Stardust' será lançado em 24 de março via Fueled By Ramen.


Fonte: DIY



Nenhum comentário: