Breaking

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Para o Andy Hurley do Fall Out Boy, Milwaukee sempre foi sua casa


Em 1991, Andy Hurley, então um estudante da sexta série na Menomonee Falls North Middle School, tinha um trabalho: escrever sobre seu futuro.


Sua primeira frase: “Eu acho que estarei em uma banda daqui 25 anos”.


Hurley, 35 Anos, está sim tocando em uma banda para viver. Na verdade, ele está em uma das bandas de rock mais populares do mundo, o Fall Out Boy.
Como baterista, ele é menos conhecido que o vocalista Patrick Stump, que o baixista e imã de tabloides Pete Wentz e que o guitarrista Joe Trohman. Mas Hurley é sem dúvida o membro mais fascinante do Fall Out Boy: de fala mansa, calmo, super inteligente, coberto de tatuagens, obcecado por cross fit, vegano straighedge que ama seus amigos demais, ele os deixa viver em sua casa, sem ter que pagar aluguel.
Enquanto seus colegas de banda se mudaram para a Califórnia um tempo atrás, a casa de Hurley sempre foi em Milwaukee – uma casa de quase 6 mil metros quadrados, com cinco quartos, ao norte de North Lake Drive. A casa, a cidade – que lhe proporcionou retiro muito necessário no final de cada turnê cansativa.


A jornada teve suas lutas, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.
O pai de Hurley, um médico, morreu quando ele tinha 5 anos de idade. E quando ele tinha 9 anos, sua mãe, Ann, foi diagnosticada com câncer de mama. Ele achou que a perderia também.
O que não aconteceu. Ann vive em Franklin com seu marido há dois anos; Andy foi o padrinho do casamento deles. Tem um quarto na casa da Ann que inclui um altar para seu filho, cheio de pôsteres da banda, tem desde um boneco até um disco de platina emoldurado na parede.
Seu filho, ela disse, “quando criança era muito bravo… Ele estava andando com o tipo errado de crianças… Eu acho que a música salvou sua vida”.


''A primeira coisa da qual não desisti''
No ensino fundamental, Andy Hurley começou a tocar percussão. Eu um obituário falso que ele escreveu para a escola, ele esperava ser lembrado por ter tocado mil kits de bateria, assinado cem milhões de autógrafos e por suas cem turnês mundiais. Ele teria entrado para bandas como Nirvana, Slayer e Black Sabbath. Ele mantinha diários detalhados dos tipos de baqueta que já tinha usado.

Hurley em uma competição de bateria em Milwaukee, 1994
“Música é a primeira coisa da qual não desisti”, Hurley disse, em parte por causa de uma série de bandas e professores de percussão “que me incentivaram a fazer mais do que eu teria conseguido sozinho”.
Quando ele tinha 15 anos, Hurley entrou para a cena punk hard-core de Milwaukee e, quando isso já não bastava, ele viajava para Chicago para tocar ou andar com bandas similares. Foi nessa época que ele se inspirou para se tornar straightedge – o que significa que ele não usa drogas ou bebe álcool – e vegano.

Ele tocou bateria em bandas radicais como Racetraitor e Killtheslavemaster, com Wentz como ocasional colega de banda. Então, “quando nós estávamos todos cansados de estar em bandas políticas tão sérias”, Hurley disse, Wentz e Trohman criaram o Fall Out Boy.

“Definitivamente precisou de muita adulação” para que Hurley entrasse pra banda, Trohman lembrou. Mas após a banda já ter tentado outros dois bateristas, ele se tornou parte do Fall Out Boy bem a tempo de gravar o primeiro álbum deles, Take This To Your Grave, em 2003 no Smart Studios em Madison.
“Ele começou fazendo a banda musicalmente muito justa. Ele elevou nosso nível de musicalidade”, disse Trohman. “Ele leva tudo o que faz muito a sério. Ajuda muito o fato dele não usar drogas ou beber álcool. A dedicação dele pela banda fez todos quererem fazer mais no começo”.

De fazer turnê em uma van acabada até chegar a fama, Hurley de muitas maneiras tem sido a rocha da banda.
“Pete, Patrick e eu, nós nos amamos, mas nós sempre nos odiamos em algum ponto da vida por vários motivos”, disse Trohman.”Com o Andy, eu não acho que alguém tenha algo ruim a dizer”.
Hoje, o Fall Out Boy tem seis álbuns de sucesso, sendo que três chegaram ao topo da Billboard. A banda ganhou muito prêmios, incluindo o People’s Choice Awards de Banda Alternativa, ainda que o Grammy ainda esteja na lista de desejos de Hurley. O trabalho mais recente, American Beauty/American Psycho, lançado em janeiro deste ano, vendeu mais de duzentas mil cópias apenas na primeira semana.
“Eu adoraria continuar fazendo isso para sempre”, disse Hurley. “Se nós acabarmos amanhã, eu ficaria tão feliz e orgulhoso de tudo que já fiz e de como vivi minha vida. Eu sinto que tive experiências suficientes para múltiplas vidas”.

“Um pacto com amigos”
Certamente é verdade que Matthew Mixon, um produtor de vídeo e colega de quarto de Hurley não paga o aluguel na casa de Hurley em Milwaukee desde 2007.
Quando Mixon e Hurley eram calouros na University of Wisconsin-Milwaukee, “nós estávamos comendo comida tailandesa depois da aula, falando sobre todo o dinheiro que nossas bandas poderiam fazer, sonhando alto. E alguém disse ‘quem conseguir chegar a uma quantia tão alta tem que comprar uma casa grande na qual todos nós possamos viver e tocar música'”
Hurley honrou o pacto – e mais ainda.
“Ele me levou ao MTV Video Music Awards”, disse Mixon. “Ele sempre pega os cheques… E seus amigos tem essas experiências únicas de fazer todas essas coisas com ele”.
Como pagamento, os colegas de quarto de Hurley tomam conta da casa e pagam as contas em dia. Trohman disse, “para o Andy os amigos são família”.
Quando ele não está na estrada, Hurley passa seu tempo com os colegas de quarto 24 por dia, 7 dias por semana. Mixon disse, “Nós fazemos as mesmas coisas que fazíamos quando estávamos na escola. Nós jogamos vídeo games e jogos de tabuleiro o tempo todo e nós amamos sair por aí uns com os outros… Ele é o mesmo cara de ponta a ponta”.
Hurley gosta do círculo de apoio local.
“Isso me deixa pé no chão e me mantém fora desse mundo que afeta as pessoas”, Hurley disse ao tomar um gole de café em um de seus lugares favoritos na cidade, o Alderaan Caffee na N. Water St.
Neste verão, o Fall Out Boy está em turnê pelo país com o rapper Wiz Khalifa na Boys Of Zummer Tour. Milwaukee não está na rota – a banda tocou no The Rave em dezembro – mas a banda estará no First Midwest Bank Amphitheatre em Tinley Park no sábado.
Hurley está doido para tocar em Milwaukee de novo. “Tocar lá sempre são meus melhores shows”, ele disse. “Minha mãe sempre está lá com todos seus amigos. Eu geralmente tenho de trinta a quarenta pessoas na lista de convidados. Definitivamente é mais estressante. Mas eu me elevo do stress e toco melhor por conta disso”.
Sua mãe é fascinada em ver como ele lida com seus status.
“Ele é um garoto muito bom”, ela disse. “Ele é muito atenciosos e está sempre interessado em me ver quando está em casa. Ele nos leva até os bastidores nos shows em Milwaukee e Chicago. Muitas pessoas querem falar com ele. É espantoso ver ele interagir com os outros. Não vejo nada de ego inflado. Ele simplesmente não tem isso nele”.

“Encontrando uma nova casa”
Após o final da turnê, pela primeira vez Hurley não vai voltar para Milwaukee. Ele tem uma nova casa em Portland, Oregon. Ela tem 48 acres, com piscina e uma praia privativa.
Ele disse que os invernos daqui são muito duros e ficar indo e voltando de Los Angeles tem sido difícil. “Eu vou ficar devastado quando ele sair”, sua mãe disse. “Eu sei que ele tem sua própria vida e fica dizendo o tempo todo que vai voltar bastante e me levar até lá”
Ele já vendeu sua casa em Lake Drive House. Mas seus amigos e colegas de quarto de Milwaukee – os sete – vão estar esperando em Portland. Eles todos vão se mudar com ele. E Hurley espera ter uns dois meses de férias no final do ano para poder sair com eles.
“De Portland para Los Angeles é um voo de apenas duas horas. É muito semelhante a Milwaukee que é esse lugar grande e pequeno ao mesmo tempo e que tem uma comunidade incrível e é maior em termos de veganismo”, disse Hurley. “Mas eu sempre senti que Milwaukee era um membro da família.
Meu coração sempre esteve aqui”.



 Andy Hurley tocando piano em março de 1981, quando ele tinha 10 meses



Hurley na banda da Menomonee Falls High School diz que lá ajudou a moldar sua vida. "Ele me empurrou ainda mais do que eu teria feito por mim mesmo", disse ele.


Hurley com sua mãe Ann durante um programa da banda sinfônica da Menomonee Falls North Middle School em 1993 "Minha mãe sempre foi muito amorosa e compreensiva e uma pessoa muito compassiva", disse Hurley.


 Andy Hurley fazendo aulas de xylophone em 1994, em Menomonee Falls.


 Hurley com seus professores na Balmoral School of Piping and Drumming em Pittsburgh em 1994


Andy Hurley indo com os amigos para uma competição de bateria em Milwaukee em 1994



Andy Hurley começou a tocar saxofone na banda de classe mas mudou para percussão na oitava série




 Andy Hurley (na bateria) em sua primeira sessão de gravação com a banda Global Scam em dezembro de 1994.


   Fall Out Boy faz show em Milwaukee terra do Andy Hurley em 2006.

 Fall Out Boy com o rapper Jay-Z


Fall Out Boy com Michelle e Barack Obama em 2009 . 

Fonte:Journal Sentinel Online

Nenhum comentário: