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quarta-feira, 9 de maio de 2018

15 Anos:Fall Out Boy e Take This To Your Grave!


Quinze anos depois, o álbum de estréia do grupo pop punk é uma das principais estadas do gênero, celebrado por suas peculiaridades estranhas e nomes de músicas realmente longos.

Quando o Fall Out Boy lançou seu álbum de estréia, Take This to Your Grave, em 2003, o pop punk era alternativo, ao mesmo tempo em que também ganhava popularidade. Alguns dos álbuns mais amados do gênero foram lançados no início dos anos 2000. No entanto, a estreia dos rapazes de Chicago foi um álbum pop punk diferente. Subestimado no primeiro lançamento, Take This To Your Grave é agora considerado um dos pilares do gênero; em parte, pelas coisas que dificultaram a crítica e o público em primeiro lugar.

Para entender por que o álbum de estreia do Fall Out Boy é especial, primeiro precisamos saber de onde eles vieram. Quando os quatro membros fundadores (e atuais) da banda - o vocalista Patrick Stump, o baixista Pete Wentz, o baterista Andy Hurley eo guitarrista Joe Trohman - se conheceram, todos estavam envolvidos na cena hardcore em Chicago. Wentz era um grande nome no hardcore, atuando em bandas como Birthright e Racetraitor, o último dos quais Hurley também estava; e Stump era baterista da banda Xgrinding processX da grindcore, enquanto o principal projeto de Trohman era o supergrupo de heavy metal The Damned Things.

Trohman e Wentz formaram o Fall Out Boy porque estavam insatisfeitos com o hardcore. Falando à Alt Press em 2013 para uma edição de aniversário de dez anos , eles disseram que imaginaram a banda como um “projeto paralelo de pop punk” para fazer em seu tempo livre. Essa influência hardcore é uma das primeiras coisas que fez Fall Out Boy (e com eles, Take This.. ) diferente. Wentz chamou o som da banda de “softcore” porque eles pegaram elementos de hardcore - como os backing vocals sujos de Pete - e se uniram a eles com o som mais tradicional do pop punk e as letras mais emocionais. As músicas eram energéticas, puro pop punk, mas também continham elementos que lhes davam uma vantagem.


Enquanto Patrick inicialmente era baterista da banda, eles logo perceberam que o que ele realmente deveria estar fazendo era cantar. O pop punk muitas vezes cai em alguns estereótipos, e os vocais que associamos com o gênero tendem a ser vocal e nasal, virando-se para whiny - Tom Delonge sendo um exemplo mais extremo. Patrick Stump, ao contrário de muitos cantores de pop punk, pode realmente cantar. Sua aparente incapacidade de enunciar o transformou em objeto de escárnio ao longo dos anos, mas na maior parte do tempo ele tem uma voz enorme, legitimamente cheia de alma, que mesmo os críticos mais severos não conseguiram errar. Até hoje ele é o único cantor de sua espécie no pop punk; apenas uma das muitas coisas que fizeram Fall Out Boy e seu álbum de estreia se destacarem.

Ao longo da carreira do Fall Out Boy, eles foram ridicularizados por fazer coisas que ninguém mais fazia primeiro. Na maior parte, muitos desses casos ocorreram nas últimas décadas da banda:From Under the Cork Tree e Infinity On High : guyliner, videoclipes engraçados, mas velozes e títulos de músicas longos e tortuosos. Mas o último começou com o Take This.. O Fall Out Boy sempre focou nas letras, trabalhando nelas com cuidado e pesadamente. Inicialmente, Stump os escreveu, até que Wentz interveio, sentindo que Stump não levava a tarefa suficientemente a sério. Eles tentaram colaborar e lutaram constantemente sobre o que era melhor, e este foco quase obsessivo nas letras, em vez de apenas irem para as palavras mais óbvias para se encaixar com uma melodia pop punk direta, fez de 'Grave' diferente.

As letras do pop punk são frequentemente clichê e previsíveis; na maioria das vezes, um vocalista do vocalista se queixa de querer deixar sua cidade natal e se vingar de seu ex. Esses clichês podem ser feios e às vezes problemáticos, e embora o Fall Out Boy nem sempre tenha evitado esses tropos ( a faixa de abertura do Grave é particularmente cruel), outras letras conseguem transcender esses clichês, enquanto criam algumas delas. Os títulos, para começar, são principalmente referências e trocadilhos - "Tell That Mick" é um aceno para Rushmore de Wes Anderson, "Grand Theft Autumn" é um giro no game Grand Theft Auto, "Enviar cartões postais de um acidente de avião (queria que você estivesse aqui)" é um pequeno jogo vingativo de palavras. O Fall Out Boy continuaria a ser referencial e irônico durante toda a carreira, referenciando tudo, desde filmes até peças de teatro, e esse projeto foi criado com o Grave.


Depois, há a arte do álbum, que mostra a banda sentada em uma fileira em um futon quebrado na frente de uma parede de tijolos expostos abaixo de seus nomes, totalmente colorida em azul. Não foi a primeira escolha de ninguém para a capa, mas faz todo o sentido: pretende ser uma homenagem aos álbuns de jazz do “Blue Note”, que, presumivelmente, foi influência do jazz e que Patrick é fã. Era incomum para uma cobertura da época: o foco da banda, seus nomes impressos, todas essas coisas foram planejadas por Wentz como um esforço para "rejeitar a noção de que o grupo era tudo sobre ele", com Stump dizendo mais tarde "Pete sempre quis criar uma cultura com a banda onde estava sobre todos os quatro caras e não apenas um cara”. É claro que, como sabemos agora, isso não necessariamente faz muito para ajudar no final. por Cork Tree,Pete, apesar de não ser o vocalista, era muito conhecido como o vocalista da banda através de marketing, promoção e entrevistas. Mas ele tentou.

Grave não foi exatamente detestado no primeiro lançamento - ganhou fãs da banda, e foi bom o suficiente para levá-los de Fueled By Ramen para a controladora Island Records - mas não foi imediatamente comemorado, com a Rolling Stone rejeitando-o . No entanto, com o tempo para os aspectos menos convencionais se estabelecerem, começou a ser considerado um marco do gênero. Em sua edição de aniversário Alternative Press chamou o álbum de “uma pedra de toque subcultural”, descrevendo-o como “uma obra-prima do pop punk, mágica, transcendente e enganosamente inteligente que inaugurou uma vibrante cena ressurgindo com uma potente combinação de carisma, marketing de novas mídias e urgência hardcore-punk”, acrescentando: representa um zeitgeist que lançou um número incontável de bandas para pegar alguns equipamentos musicais, fazer barulho em suas garagens e participar ativamente dessa cultura. ”

Take This To Your Grave foi creditado muitas vezes com o início da cena pop punk e emo que estava por vir e que o Fall Out Boy representaria para sempre. Retrospectivamente, a Rolling Stone disse que Grave "introduziu uma cena completamente nova, na qual os riffs pesados ​​e uma estética assustadora misturavam-se à desilusão adolescente do passado." Sua influência tem sido clara e notada; depois do Grave, tornou-se muito menos fácil para as bandas se safarem da mesma estrutura básica e tropos do pop punk.

Desde Take This To Your Grave, Fall Out Boy já percorreu um longo caminho. Eles tiveram sucessos e erros, mas se tornaram uma das bandas emo e pop punk mais bem sucedidas comercialmente de todos os tempos. Eles criaram um projeto que outras bandas trabalharam; isso permitiu o sucesso não apenas de seus protegidos, como o Panic! At the Disco, mas todos que cresceram para amá-los. Com o Grave, eles queriam criar algo como “perfeita e boa música para música”, como “Saves the Day's Through Being Cool”. Eles não só fizeram isso - Grave objetivamente transa de frente para trás, mesmo nos olhos de pessoas que não suportam o emo ou o trabalho posterior do Fall Out Boy - mas criaram algo que sobreviveria à popularidade do pop punk e influenciaria as bandas por anos. Eles subverteram e construíram estereótipos do pop punk, criando algo novo e inteiramente deles enquanto dominavam o gênero.

Take This To Your Grave é um exemplo do que o gênero subestimado é capaz - e ainda é tão destacado hoje quanto era em 2003. Ele colocou o Fall Out Boy para tudo o que eles se tornariam; uma banda dedicada, corajosa e às vezes crédula que superou e sobreviveu a quase todos da cena enquanto testava os limites do que o pop punk pode fazer.

Fonte:Noisey


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